sábado, 23 de maio de 2009

2º DA - Recuperação Módulo 5

Requisitos formais:

A entrega deve ser feita na data fixada pela secretaria para recuperação do Módulo 5 da disciplina de Animação.

O trabalho deve ser entregue POR ESCRITO; ENCADERNADO; papel tamanho A4; tipo de letra de tamanho não superior a 12 pt, nem inferior a 10 pt (excepto títulos); devem ser RIGOROSAMENTE respeitados os limites mínimos de palavras estabelecidos para cada secção. Não será aceite NENHUM trabalho enviado fora de prazo ou que não cumpra qualquer uma destas normas.

O conteúdo dos trabalhos deve ser integralmente original pelo que todos aqueles que, no todo ou em parte, sejam identificados como sendo de outro autor serão ANULADOS.

TODAS as fontes ne referências a que o aluno recorra na elaboração do seu trabalho DEVERÃO ser citadas de forma completa e clara na secção de "Bibliografia e Referências".


Proposta de Trabalho:

Deverão ser analisados para este trabalho 6 filmes, sendo obrigatório seleccionar 1 filme por cada período abaixo indicado:

[1890 -1910]; [1910-1930]; [1930-1950]; [1950-1970]; [1970-1990]; [1990-2009]

Os alunos que se listam de seguida não precisam inscrever-se em "Recuperação" na medida em que estão a ser avaliados no regime de "2ª oportunidade":

Daniela Bonaparte; Ana Póvoa; Sérgio Pinto; Ricardo Dobrões; João Moreira; Tomás Neves; Alexandre Fernandes; Ricardo Adrêgo; Vítor Ferreira.

TODOS os restantes alunos, deverão inscrever-se em recupreração na secretaria.

Estrutura do trabalho:

Considerando as dificuldades de interpretação da estrutura definida para o trabalho, apresenta-se de seguida um Guião de Análise que deverá ser RIGOROSAMENTE cumprido por TODOS os alunos, para TODOS os filmes em questão.

1. Ficha Técnica
2. Contextualização Histórica (mínimo: 150 palavras; não há limite máximo)
3. Análise Fílmica (mínimo: 150 palavras
; não há limite máximo)
4. Bibliografia e Referências

Ficha técnica:
(1) Título;
(2) Ano de Realização;
(3) Nome do Realizador;
(4) País de Origem (No caso de co-produções referenciar todos os países envolvidos);
(5) Técnica de Animação utilizada;
(6) Sinopse

Contextualização histórica:
Esclarecer contexto de produção do filme, nomeadamente:
(1) Papel que representa na filmografia do autor/estúdio;
(2) Contexto histórico e social em que o filme se insere (principais acontecimentos históricos/sociais contemporâneos à produção e lançamento do filme)
(3) Eventuais influencias do contexto histórico no filme (a nível de produção, realização, uso da linguagem cinematográfica, etc.)

Análise Fílmica:
A análise de um filme não pode ser feita de forma segmentada, pelo que se pretende um texto COESO que relacione, entre si, TODOS os aspectos que abaixo se enumeram.
(1) Principais características ao nível da realização (montagem, enquadramentos, planificação)
- Como está feita a montagem? De que forma essa opção contribui para a apresentação da narrativa?
- Que tipo de enquadramentos são usados?
- Qual a relação dos enquadramentos com a narrativa?
- Qual a relação dos enquadramentos com a descrição das personagens?
- De que forma os enquadramentos vinculam o ponto de vista?
- Qual o ponto de vista da câmara? Que relação tem com o ponto de vista da narrativa?

(2) Utilização do som (distinguir música de efeitos sonoros e diálogos). Não esquecer os conceitos de Som diegético; extra diegético e meta-diegético aprendidos no módulo 2 de Projecto de Produção de Animação

(3) De que forma os cenários contribuem para criar o ambiente da narrativa ou descrever as personagens?

Bibliografia e Referências:
(1) Livros

APELIDO DO AUTOR, Nome próprio do autor - Título - subtítulo. Editora: Cidade de Edição, Ano de Edição.
(p.ex.)
MOSCARIELLO, Angelo - Como ver um filme. Editorial Presença: Lisboa, 1985.

(2) Sítios de Internet
APELIDO DO AUTOR, Nome próprio do autor - Título - subtítulo. URL (Data e hora de acesso)
(p.ex.)
MAZARIO, Luis - Coleção Cinema Marginal Brasileiro. http://milolhos.blogspot.com/ (24/Mai/2009 - 00:05)


Para qualquer esclarecimento, por favor contactem via e-mail: j.antonio.cunha@gmail.com


Bom Trabalho!

Nota #1: O enunciado do trabalho aqui apresentado encontra-se também disponível no Centro de Recursos da Escola para que possa ser fotocopiado por quem estiver interessado.

7 comentários:

Anónimo disse...

KE FILHO DA GANDA P***

Ricardo disse...

Boa nooite...
Vamos la com calma. =D

Devo dizer que aprecio o esforço em ter sido Tão claro e ter especificado cada elemento de avaliação neste trabalho.
Acho-o duro até, mas talves..só talves, devesse ser assim, dá-lhe ar de profissional!

Mas agora...penso que deveria ter feito essa brilhante especificação na aula das supostas apresentaçoes de curtas. Aula onde foram apresentadas breves curtas com a devida justificação de escolha dessas mesmas curtas. Que aproveito já para dizer não eram assim nada de especial. Apenas diziamos que tecnicas usavam, se era algum tipo de publicidade, que sentido tinha ou para que audiencias se destinava e pouco mais.
No fim da aula, já lá mesmo no fim, deu a entender que o trabalho seria algo baseado nessas mesmas apresentaçoes, ou pelo menos eu fiquei com essa ideia. Apenas a acrescentar que teria de ser um 'filme' por decada desde 1890 ate 2009.

Imagino o seu aborrecimento em ver que mais de 90% da turma ou vai para segunda oportunidade ou vai para recuperaçao, no entanto não vejo o porquê de apenas ter sido Tão especifico neste momento.
Digo-lhe que não me importaria tanto em fazer um trabalho com tais regras e especificaçoes SE as tivesse establecido Antes! =D

Por este meio, não venho dizer para mudar as regras do Jogo', mas apenas dizer que tudo isso foi mal pensado.
Já que a gente não tem mais nada que fazer nesta altura do ano! =D Não é?
É verdade, sim, eu tirei negativa na primeira oportunidade. E sim, eu talves ate podia ter-me esforçado mais. Mas vamos ser sinceros...eu fui basear-me nas apresentaçoes dessa aula, apresentaçoes que não foram nada de especial.

Cumprimentos, Ricardo Adrêgo

Sérgio Pinto disse...

boa noite

em primeiro lugar queria agradecer por nos tar a dar estes topicos pois vao nos ajudar a desenvolver o trabalho.
mas como o professor diz ouve uma mal entendimento sobre o que era pretendido para o trabalho, mas se oprofessor tivesse logo esplicado as coisas como esplicou agora secalhar nao tinhamos toda a turma menos 2 alunos em recuperaçao.
na aula em que tinhamos de apresentar aquela curta o que percebi foi que era para fazer uma ficha tecnica com realizador ano e tecnica e falar sobre os aspectos interessantes e que nos levou a escolher a curta.
eu tirei negativa talves por nao me ter esforçado muito ao fazer o trabalho mas como o professor disse eu tava proximo do que queria mas isso nao interesa, eu nao me importo com este trabalho e com a quantidade de coisas que nos pede ate acho interessante mas a nossa turma ta sem tempo e acho que isto devia ter sido dito logo na primeira vez que o trabalho foi pedido.
acho que assim o stor nao nos ta ajudar mas sim a lixar a vida porque ninguem ou quase ninguem vai fazer o trabalho por causa do motivo tempo.
eu proprio nao sei se me vou dar ao luxo de perder tempo ao fazer este trabalho porque acho que o tempo que vai para este trabalho da para trabalhar na paf que acho que é o mais importante nao acha ?
mas sao escolhas e as escolhas tem sempre consecuencias.

Carina Morais disse...

não acho que a turma se dê ao trabalho de fazer esta recuperação. Temos PAF, e estamos a terminar alguns modulos, e temos testes e trabalhos já para a proxima semana, e não me parece que alguem tenha tempo ou paciência para fazer um trabalho com basicamente 2 paginas escritas por filme! não vamos começar a fazer copy-paste de wikipédias ou qualquer outro site, para termos o trabalho anulado, o que nos dificulta a vida, vamos ter que pensar em cada promenor, em cada ângulo, em cada som, e não é só um filme, são 6. Salientando o promenor de que esta lista devia ter sido dada logo ao ínicio, e não agora que para alguns, já nem vale a pena se tar a preocupar com o modulo já que estão reprovados. Há erros da nossa parte, mas o stor também tem que admitir que também há erros da sua, já muito bem salientados pelo Ricardo, no comentário acima. Não temos tempo para isto, é o que tenho a dizer. Boa noite e boa sorte para os corajosos ;)

Anónimo disse...

quando e a entrega?
e que fiquei na mesma sem saber depois de ter lido este post!

Anita disse...

boa tarde

bem este trabalho é mais dificil do que co que estava a espera...

e que alem de ser super complexo e termos de explicar todo tintin por tintin....

pontos o que vou dizer nao e para me servir de desculpa para nao fazer o trabalho... porque eu propria comprometo-me em fazer e entregar o mais razoavel possivel

e que estamos atolados de trabalho e com pouco tempo para os fazer cada vez metem-nos mais trabalhos e ja nem sabemos para que lado nos havemos de virar....

temos o filme dos monstros, mais um trab para a prof alice, e etc etc.....

como algumas pessoas disseram anteriormente o stor devia ter feito "os topicos" logo no 1º trabalho porque prontos para termos uma ideia do que tinhamos de falar e assim. fizemos com as nossas "ideias" e deu no que deu so 2 conseguiram o objectivo pretendido....


bem acho que ja nao tenho mais nada para dizer....


comprimentos, Ana

Pico disse...

Senhor José António Cunha,acho que se deve ter enganado a dar este trabalho,porque n sei se reparou que ninguem da turma vai fazer...
Eu falo por mim,e por quase19 alunos,porque na realidade so 2,3 é que vao entregar.caso tambem n tenha reparado nos estamos cheios de trabalho e temos filmes para realizar,e n filmes para ver e para escrever sobre eles.gostaria que reconsiderasse esta proposta de trabalho..o que acho pouco provavel,,porque tem a faca e o queijo na mao e pelo que parece quer reprovar a turma toda a um modulo que praticamente ja acabou,porque ja á algum tempo que n temos aulas consigo.n tem logica nenhuma este trabalho..
visto isto,agora entendo a minha nota de estagio..Obrigado por nos querer "queimar"...
despeço-m com os maiores cumprimentos..